GENEALOGIA DA FAMÍLIA BORGES FORTES


 

   Wilhelm Van Der Haegen

        Pesquisando sobre Van Der Haegen, encontramos, além dos descendentes que adotaram o sobrenome D´Águeda, outros com o sobrenome de Silveira, como segue abaixo:

Wilhelm Van Der Haegen  (1435-1510)

 Nasceu em Bruges, Flandres, Bélgica, cerca de 1435 e faleceu no dia de S. Tomé (21 de Dezembro) no final da primeira década do século XVI.
Consta registros também como, William, Wilheim, Guilherme e sobrenome, Hagen, Haghe, Haagem.

Wilhelm aportou na Ilha do Faial cerca de 1450. Trouxe consigo colonizadores flamengos. Estabeleceram-se em uma localidade próxima a Na .Sra. das Dores da Praia do Norte (seria Na. Sra. da Luz da Ribeira dos Flamengos?). Wilhelm deixou a Ilha do Faial antes da chegada de Joz d'Utra em 1464, e viajou a Flandres. Depois retornou aos Açores.

Wilhelm aportou na Ilha de Flores. Trouxe sob sua direção colonizadores flamengos, e a semente do pastel. Estabeleceu-se no vale da Ribeira da Cruz, onde iniciaram o plantio. Porém, Wilhelm necessitava de transporte regular para exportar a planta tintureira, e a distância da Ilha das Flores das outras ilhas determinava poucas ligações por barco. Portanto, após alguns anos, Wilhelm abandonou a ilha e viajou para Flandres. Depois retornou aos Açores.

Wilhelm trouxe consigo novos colonizadores flamengos. Desta vez aportou na ilha de São Jorge, com a permissão de Da. Brites, viúva de D.Fernando e tutora de seu filho D.Diogo. Wilhelm estabeleceu-se definitivamente na ilha, junto com sua mulher (e provável prima distante) Margarida de Zabuya (Saboia, Zambuja, Azambuja, antes Marguerite de Savoie, nascida cerca de 1439 em Bruges, Flandres, Bélgica). 

Em 1470 Wilhelm já havia fundado a freguesia do Topo e terminado a construção da Igreja N.S. do Rosário. Veio a falecer no Topo, com fama de grandes virtudes, já com seu nome traduzido para Guilherme da Silveira (ou Guilherme Casmaca, Vandaraga ou D´Águeda).

Wilhelm Van Der Haegen e Margarida de Zabuya eram pais de pelo menos 8 filhos:

1 - João da Silveira , nasceu cerca 1456 em Bruges, Flandres, Bélgica, casou na Ilha Terceira, Açores, Portugal, com Guiomar Borges Abarca, filha de João Borges, o velho (ou João de Bruges), e de Izabel Abarca e tiveram pelo menos 6 filhos.

2 - Jorge da Silveira ou Joz, ou Josse, ou José, nasceu cerca 1458, destino ignorado.

3 - Margarida da Silveira, nasceu cerca 1460 em Bruges, Flandres, Bélgica e faleceu em Flamengos, Ilha do Faial, Açores, Portugal. Casou com Josse van der Trijcke (ou Josse van Aertrijcke) em Flamengos, Ilha do Faial, Açores, Portugal e tiveram pelo menos 5 filhos.

4 -
Luzia da Silveira , nasceu cerca 1464 em Bruges, Flandres, Bélgica e faleceu depois de 1548. Casou com o Tabelião André Fernandes Villalobos cerca de 1485 na Vila do Topo, Ilha de S. Jorge, Açores, Portugal e tiveram pelo menos 3 filhos.

5 -
Anna da Silveira, nasceu cerca 1466 em Bruges, Flandres, Bélgica. Casou com Tristão Martins Pereira, filho de Diogo Pereira e Catharina Correia, cerca de 1485 Goa, Portugal e tiveram pelo menos 5 filhos. Tristão era natural de Pombal, Portugal e faleceu assassinado na Índia.

6 -
Maria da Silveira, nasceu cerca 1468 em Bruges, Flandres, Bélgica. Casou com João Pires de Mattos, cerca de 1497 na Ilha do Faial, Açores, Portugal e tiveram pelo menos 5 filhos.

7 -
Catarina da Silveira, nasceu cerca 1469. Casou com o Capitão-Mór Jorge Gomes d'Ávila, cerca de 1484 na Ilha Graciosa, Açores, Portugal e tiveram pelo menos 1 filhos. Jorge nasceu cerca de 1453 na Ilha Graciosa, Açores, Portugal.

8 -
Francisco da Silveira, nasceu cerca 1499
na Ilha do Faial, Açores, Portugal e faleceu cerca de 1595. Casou com Isabel d'Útra de Macedo, filha de Josse van Huerter e Brites de Macedo, cerca de 1524 na Ilha do Faial, Açores, Portugal e tiveram pelo menos 3 filhos.

Atenção: As datas não são precisas e servem apenas para situar no tempo os fatos e se basearam em registros achados no site http://www.familysearch.org/Eng/Search/frameset_search.asp (pesquisando "Sabuyo").

Obs: Pelas pesquisas realizadas podemos deduzir que os descendentes dos Silveira, que imigraram para o Brasil, adotaram o sobrenome
D´Águeda (corruptela de Der Haegen), existindo assim, uma correlação ou sendo do mesmo tronco o sobrenome "FORTES", até porque
os dados de nascimento, falecimento e casamento são os mesmos da pesquisa realizada para a família Borges Fortes.

Continua, clique aqui..